sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

A teoria democrática robespierrista: bbb

 A teoria democrática robespierrista: 

osemar Machado De Oliveira - A Teoria Democrática Robespierrista: Do Republicanismo Clássico À Democracia Social

A Teoria Democrática Robespierrista: Do Republicanismo Clássico À Democracia Social contém uma tentativa de análise das ideias políticas de Maximilien Robespierre e de seus mais próximos companheiros com base no modelo político do republicanismo clássico ou humanismo cívico.

Assim, a hipótese que apresentamos considera que Robespierre foi o principal partidário daquilo que Jean-Fabien Spitz chama de paradigma igualitarista neoclássico, o qual pode ser entendido como a forma com que penetrou na Ilustração francesa a tradição cívico-humanista e que teria em Jean-Jacques Rousseau e Gabriel Bonnot de Mably seus principais nomes.

O robespierrismo, enquanto partidário desse paradigma, contrapôs-se à “ideologia liberal” empunhada pela burguesia que dominou a Revolução Francesa durante o período conhecido como da Assembleia Constituinte (1789-1791), ao mesmo tempo em que reformulou os fundamentos políticos da tradição cívico-humanista, em particular a relação entre cidadania e independência, para construir um projeto republicano que era simultaneamente democrático e social.

Desse modo, o advogado de Arras conceberia um projeto político que defenderia a um só tempo a igualdade jurídica e a igualdade política, assim como reformularia a ideia de uma cidadania calcada na posse dos meios de produção em benefício de uma cidadania apoiada nos direitos sociais, o que levou a estruturar uma embrionária rede de seguridade social já durante a Revolução.

Nossos estudos se concentraram na formulação da noção de ‘robespierrismo’ ao invés da de jacobinismo, assim como também se concentraram mais na teoria democrática robespierrista do que na sua teoria revolucionária. Esse recorte, portanto, coloca em questão o sentido mais frequente do jacobinismo.

Para que possamos entender melhor tal recorte devemos lembrar que o jacobinismo, como bem demonstraram vários historiadores, a começar por Michelet, variou de momento a momento durante a Revolução. Houve, assim, três etapas principais na história do jacobinismo: o jacobinismo inicial, de 1789, que agrupava desde nobres liberais até a pequena burguesia; o jacobinismo misto de Brissot e de Robespierre, de 1791, e, por fim, o jacobinismo dominante de Robespierre e seus companheiros, de 1793.

http://repositorio.ufes.br/bitstream/10/11795/1/LIVRO_03_A_teoria_da_democracia_%20colecao-pesquisa-ufes_MENU.pdf