sexta-feira, 26 de julho de 2013

30% dos portorriquenhos contaminados com urânio por presença da Armada dos EUA

Adital

Corbis

Tradução: ADITAL
30% da população de Porto Rico tem urânio radioativo no corpo, segundo o oncologista Víctor Marcial Veja. Especialistas dizem que é consequência de várias décadas de presença de militares estadunidenses nesse Estado Livre Associado dos Estados Unidos.
"30% temos urânio radioativo em nosso sangue e urina, enquanto que 100% das pessoas estão contaminadas com metais pesados, que estamos respirando nesse momento”, expressou o médico portorriquenho por ocasião de um simpósio sobre salubridade em San Juan, citado pela Agência Prensa Latina.
O cientista disse que tal contaminação pode gerar câncer, autismo, lúpus, artrite e enfermidades neurológicas.
O médico destacou o incremento de casos de autismo entre as crianças portorriquenhas para 1 em cada 37, quando em 1980 era 1 para cada 10.000.
A Marinha de Guerra dos Estados Unidos ocupou a maior parte do território das ilhas de Vieques e Culebra como campos de tiro durante uns 40 anos, até 2003.
Vários estudos realizados por investigadores locais assinalam que o napalm, o urânio e resto de outras substâncias utilizadas em experimentos pelos militares estadunidenses são os responsáveis por essa situação.
Sob a presidência de Barack Obama, Washington já recebeu mais de 7.000 demandas de moradores de Vieques, que buscam ser indenizados por problemas de saúde que têm origem nessas práticas militares

Nenhum comentário:

Postar um comentário