Artigos, ensaios, pesquisas de interesse geral - política, cultura, sociedade, economia, filosofia, epistemologia - que merecem registro
terça-feira, 15 de julho de 2025
CIENCIAS DA VIDA CANGUILHEM BBB
https://books.scielo.org/id/ddcs5/pdf/portocarrero-9788575414101-02.pdf
20 As teorias do conhecimento clássicas pesquisam os processos de produção de conhecimento
pelo sujeito cognoscitivo na tentativa de explicar a relação entre o sujeito que faz ciência, o
objeto de conhecimento e o seu desvelar, a representação ou a produção da verdade científica – como o fizerem Descartes, por exemplo, numa perspectiva idealista e racionalista,
ou Hume e Locke, numa perspectiva realista e empirista, ou, mais tarde, Kant, ao buscar as
condições de possibilidade do verdadeiro conhecimento, atribuindo-as às categorias a priori
do sujeito transcendental. 21 Observe-se, na região das ciências da natureza, a posição da epistemologia de Bachelard –racionalismo aplicado e materialismo técnico – ao rejeitar as análises baseadas num racionalismo que despreza a experiência ou que, como o próprio empirismo, termina por privilegiar
a atitude racionalista. Sua crítica estende-se à noção, implícita ao racionalismo clássico dos
filósofos, de que os princípios da razão são absolutos, a priori, e, por isso, determinantes do
funcionamento da ciência (Bachelard, 1949). 22 Note-se a proposta de Foucault, inspirada em Nietzsche, de analisar o sujeito de conhecimento
rejeitando a noção cartesiana de sujeito como fundamento já dado e que seria o ponto de
origem a partir do qual o conhecimento é possível e a verdade aparece. Foucault propõe-se
a estudar como se dá, ao longo da história, a constituição de um sujeito do conhecimento
no interior mesmo da história, portanto de um sujeito que não pode ser considerado como
uma unidade dada previamente ao ato do conhecimento, mas que é fundado pela história.
Tal proposta constitui forte tendência do pensamento do século XX e vem sendo reforçada
até nossos dias; ela objetiva mostrar como as práticas sociais podem chegar a engendrar
domínios de saber que fazem nascer formas totalmente novas de sujeitos de conhecimento:
“O próprio sujeito de conhecimento tem uma história, a relação do sujeito com o objeto,
ou, mais claramente, a própria verdade tem uma história” (Foucault, 1999: 8).
Assinar:
Postagens (Atom)