sexta-feira, 4 de março de 2011

Pelo "destravecamento" da fêmea, de Xico Sá

Festa perdeu a beleza da gostosa normal

Xico Sá


É CARNAVAL, mas a festa da carne, de onde vem o sacroprofano nome, virou a orgia dos corpos artificiais. Deram um truque na lição de anatomia clássica.
Não se trata de uma queixa moralista, como fizemos, de modo conservador, quando surgiram as primeiras criaturas siliconadas da nova era.
Cada um esculpe a massa corporal à modinha do seu espelho narcisista, não é mesmo? Assim ficamos democraticamente combinados.
O que pega é outro ponto. Como faz falta, durante a farra erótica, aquela imagem das carnes femininas balançando diante das câmeras! A carne das gostosas normais.
Os novos corpos, por mais que as cabrochas sejam exímias dançarinas, não seguem o ritmo do samba. É tudo muito duro, como nos travestis.
Seja o recurso naturalíssimo do músculo trabalhado obsessivamente nas academias de ginástica ou a manjada beleza industrial do silicone, o Carnaval fica nos devendo a fartura da carne mais feminina e, se possível, trêmula.
Roberto Carlos, homenageado neste ano com o samba enredo da escola Beija-Flor, também faz coro a esta nossa queixa. Fã de uma moça renascentista, ele defende, com outras palavras, a nossa causa.
"Gosto de me encostar/ Nesse seu decote quando te abraço/ De ter onde pegar/ Nessa maciez enquanto te amasso", canta o Rei no tributo às moças que fogem ao padrão em voga.
Outro mestre na arte de observar as mulheres, o ilustrador José Luiz Benício, autor dos melhores cartazes da pornochanchada brasileira, entra também nesse coro.
"O que acontece é que hoje em dia as mulheres estão masculinizadas. Elas estão ficando fortes, perdendo aquelas curvas", disse Benício em entrevista ao portal UOL. "Um processo que, a meu ver, está ligado à competição com os homens em todas as áreas."
Mais gostosura dentro da suposta normalidade e menos alta definição plástica. Que ressurja a mulher de carne macia, a mulher-comfort. Enfim, pelo "destravecamento" da fêmea. Assim no Carnaval como no expediente normal da vida.

Publicado originalmente no jornal Folha de S. Paulo, em 04/03/2011