Bolívia preparada para o novo golpe de Elon Musk?
Dois meses e meio antes das eleições presidenciais de 18/10/20 na Bolívia, o bilionário Elon Musk, dono da Tesla, postou na sua conta no twitter (25/07/20) que apoiou o golpe na Bolívia contra Evo Morales e “vamos dar o golpe em quem quisermos” Veja em https://www.uol.com.br/.../choraelonmusk-o-que-o... . Venceu o partido de Moralez, e com a vitória deverão ser retomados os grandes investimentos da Rússia e da China no país, interrompidos por causa do golpe. A Rússia desenvolvia projetos na área de gás e projeta a maior usina nuclear do mundo em altura no país. https://epocanegocios.globo.com/.../o-plano-de-putin-e... e a China investia US$ 7 bilhões em energia e infraestrutura.
Partindo-se da evidência patente de que o novo governo se encontra sob ameaça virtual de novo golpe, é de indagar quais são as chances de o governo boliviano retomar o ritmo acelerado do crescimento econômico com distribuição de renda, que fez da Bolívia um campeão em taxas de expansão PIB nos últimos dez anos, tendo superado pelo menos em dobro a taxa média de expansão das demais economias latino-americanas.
Diante das evidências fundadas de ameaça virtual de novo golpe por parte dos EUA, faz sentido indagar sobre o que poderá ocorrer à administração do governo de Luís Arce, ex-ministro da Fazenda de Moralez e responsável pelo “milagre boliviano”. A julgar pelo padrão convencional de desestabilização política regional por influxo de interesses imperialistas, em especial norte-americanos, é de prever dias de muita atenção, ainda que o partido MAS, de Moralez, se tenha fortalecido sobremaneira com a vitória.
E a declaração do golpista Elon Musk autoriza a suspeita de que o golpe contra Moralez tenha sido dado com o propósito de afastar Rússia e China das reservas de minérios estratégicos, disputados pelos EUA, para a Quarta Revolução Industrial, que combina materiais físicos, biológicos e digitais. As indústrias de Elon Musk estão entre as primeiras usuárias de lítio para a fabricação de baterias.