domingo, 20 de dezembro de 2020

China 2020: safra de 670 milhões de toneladas de grãos; produção de soja tem crescimento mais rápido

 Reserva de grãos chinesa atinge recorde histórico com colheita de 670 milhões de toneladas em 2020, alta de 0,9% interanual  O rendimento total chega a 670 milhões de toneladas; produção de soja vê crescimento mais rápido

A China teve outra boa safra de grãos em 2020, com um aumento de 0,9 por cento na produção anual, de acordo com dados divulgados pelo National Bureau of Statistics na quinta-feira.

A produção total de grãos, incluindo arroz, trigo, milho e soja, atingiu 670 milhões de toneladas métricas este ano, marcando o sexto ano consecutivo com uma produção de grãos de mais de 650 milhões de toneladas, disse a agência.

De todas as principais safras, a soja teve o aumento mais rápido na produção este ano - 8,3 por cento ano a ano, com uma produção total de quase 20 milhões de toneladas.

A soja é um importante produto agrícola do qual a China depende de importações para atender à demanda doméstica, com 85% da soja consumida internamente importada no ano passado, de acordo com o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais.

Entre outros grãos importantes, a produção de arroz atingiu 212 milhões de toneladas, um aumento de 1,1 por cento em comparação com o ano passado, enquanto a produção de trigo aumentou 0,5 por cento, para 134 milhões de toneladas, de acordo com o bureau.

A segurança alimentar tem sido uma prioridade na China há anos, dada a grande demanda do país gerada por sua enorme população. O país alcançou autossuficiência no fornecimento dos principais grãos após décadas de esforços.

A China é hoje o maior produtor de grãos do mundo, e a oferta per capita de grãos na China atingiu 470 quilos no ano passado, acima do padrão internacional de 400 quilos para segurança alimentar.

De todas as 31 províncias, regiões autônomas e municípios do continente chinês, 26 registraram aumentos na produção de grãos este ano, disse Li Suoqiang, chefe de assuntos rurais da agência, acrescentando que uma boa colheita este ano contribuirá muito para a estabilidade econômica geral e desenvolvimento Social.

“Conseguimos outra boa safra de grãos este ano. Isso forneceu uma base sólida para a China lidar com um ambiente doméstico e internacional complexo e flutuante e superar todos os tipos de riscos e desafios”, disse ele.

Com grandes safras consecutivas, as reservas de grãos também atingiram um recorde histórico. Estima-se que os estoques dos principais grãos da China possam atender à demanda de toda a população por mais de um ano, disse Qin Yuyun, chefe de reservas de grãos da Administração Nacional de Alimentos e Reservas Estratégicas, em entrevista coletiva na semana passada.

Li, do National Bureau of Statistics, disse que os governos locais em toda a China aumentaram o apoio à produção de grãos e divulgaram várias medidas este ano que resultaram em maior entusiasmo entre os agricultores para cultivar grãos e um aumento de 0,6 por cento ano a ano na área total de cultivo para grãos.

Enquanto isso, um clima favorável na maior parte da China neste ano também contribuiu para o crescimento da produção de grãos. Em certas partes atingidas por desastres naturais, como enchentes e tufões, esforços intensificados foram mobilizados para aliviar seu impacto negativo, disse ele.