terça-feira, 17 de novembro de 2020

Os joelhos como objeto erótico de cobiça

 Os joelhos como objeto erótico de cobiça

Nivaldo T. Manzano (17/11/20)

Ao participar da feitura de um documentário sobre latino-americanos em Londres, entrevistamos uma jovem brasileira que sobrevivia fazendo strip-tease em salas de espetáculo. “E você não se constrange?”. E ela: “Que nada! São uns doidinhos. Quando deixo o espetáculo, eles me cercam na saída e me pedem para mostrar mais uma vez o tornozelo, o pé, o joelho... Parece que ninguém ali está atento ao sexo”.
Essa história vem-me à lembrança ao saber que o joelho tem um papel capital no mito, no pensamento e na arte arcaica da Grécia, como mostra Georges Devereux, em seu livro “Mulher e mito”, Campinas, Papyrus, 1990. Em Homero, assim como em outros poetas antigos, o joelho é quase a sede das emoções vitais: o amor, a tristeza, a dor física “amolecem os joelhos”. Na escultura, os joelhos merecem do cinzel uma atenção especial: são modelados no mármore com linhas delicadas e precisas, assim como se procede no caso da face. Da leitura do poeta latino Luciano, infere-se que a parte anterior, convexa, do joelho é fálica, enquanto a parte côncava, a dobra do joelho é vaginal. A rótula do joelho simbolizaria a glande. Na Odisseia, na passagem em que os pretendentes da rainha Penélope, ao motejar de Ulisses disfarçado, por deixar à vista a sua coxa referem-se ao órgão sexual, aparente através de seus andrajos. Coxa como sinônimo de pênis ocorre em muitas línguas.
Com Freud, viemos a saber que a criança desde os cinco anos de idade manifesta uma “perversidade sexual polimorfa”. Atenção para o termo “perversidade”, um conceito psicanalítico, que propõe a capacidade de obter gratificação sexual fora dos comportamentos sexuais socialmente normativos. É comum se ouvir falar de gente cujas zonas erógenas estendem-se às orelhas, mais uma evidência de que nada há de novo sob o sol, como o atesta a recorrente atualidade do longevo provérbio latino: Nihil novum sub sole.
Tenho a impressão de que Freud também esteve atento, ou, quem sabe, fazia parte do tipo de plateia que se encanta com o comportamento nada normativo da gente ancorada na infância a se deixar excitar à vista do pé, do calcanhar ou do joelho de minha entrevistada. Diante de tantas evidências, como admitir que Shakespeare não se tenha lembrado de fazer um de seus protagonistas trágicos proclamar: “Meu reino por um joelho"?