Artigos, ensaios, pesquisas de interesse geral - política, cultura, sociedade, economia, filosofia, epistemologia - que merecem registro
quinta-feira, 8 de maio de 2025
CURRICULUM DO TRABALHO APOSTÓLICO DO PAPA LEÃO XIV QUE ME FAZ MENOS PESSIMISTA
CURRICULUM DO TRABALHO APOSTÓLICO DO PAPA LEÃO XIV, O QUE ME FAZ MENOS PESSIMISTA
Postado no facebook por Rogério Guimarães Oliveira, assinada por Simone Curi
NOVO PAPA É MAIS PERUANO DO QUE ESTADUNIDENSE
10 fatos importantes sobre o novo Papa
1. É o primeiro Papa com nacionalidade peruana. Apesar de ter nascido em Chicago, o seu amor pelo Peru levou-o a aceitar a cidadania. Sua ligação com a América Latina é real e profunda.
2. Passou grande parte da sua vida no Peru. Serviu mais de 20 anos em missões, paróquias e comunidades, especialmente em áreas humildes. Não veio para impor, veio para aprender e acompanhar.
3. Antes de chegar ao Vaticano, foi bispo em Chiclayo. Lá, ele conquistou o carinho do povo com sua proximidade, sua humildade e seu trabalho incansável pelos mais necessitados.
4. Pertence à Ordem de Santo Agostinho, famosa por sua ênfase na comunidade, na reflexão e na busca da verdade interior.
5. Ele foi líder global da sua congregação. Antes de ser bispo, ele era o superior geral dos agostinianos em todo o mundo. Conhecem-no na Ásia, África, América... e respeitam-no.
6. Ele é um homem de rosto sereno e palavras suaves. Sempre preferiu ouvir do que impor. Quem o conhece diz que a sua maior força é a sua compaixão.
7. Conheça a dor dos povos esquecidos. No Peru trabalhou em zonas rurais, entre comunidades indígenas, onde muitas vezes nem o Estado chega.
8. Tem uma visão universal, mas com alma latina. Em Roma avaliava bispos de todo o mundo, mas nunca perdeu o seu amor por pessoas simples, por aqueles que não têm voz.
9. Fala espanhol perfeito... com sotaque peruano! Muitos ficaram emocionados ao ouvi-lo falar como um peruano. Quebra muros e aproxima corações.
10. É um Papa que cheira a cidade. Não vem do poder nem do privilégio, vem das ruas poeirentas da América Latina. Por isso, sua escolha é um símbolo de esperança para o Sul Global.
RETRATO 3X4 DO PAPA LEÃO XIV
RETRATO 3X4 DO PAPA LEÃO XIV ESTADUNIDENSE,da ordem dos Agostinianos. O nome já prenuncia a opção ideológica do novo papa: homenagem ao papa Leão XIII (1810-1903), que se destacou por sua encíclica Rerum Novarum, ao delinear a doutrina social da Igreja, instrumento de que os católicos não dispunham para fazer frente ao "comunismo ateu",que viria a grassar nas hostes operárias de todo o mundo, a partir da Revolução Russa de 1917. A encíclica inspirou a criação da social democracia (no Brasil teve como representantes Alceu Amoroso Lima e Franco Montoro). Leão XIII combatia com ela o LIBERALISMO, que porfiava em separar o Estado da Igreja. Até então, o Papado defendia que TODA DA A VIDA SOCIAL deveria estar submetida aos ditames da Igreja, ou seja, do PAPADO. No combate ao liberalismo, destacou-se o clero da França (Lamenais, por exemplo, padre católico, filósofo e teórico político, um dos intelectuais mais influentes da França na Restauração, período histórico francês entre a queda de Napoleão Bonaparte em 1814 até a Revolução de Julho em 1830. Um período reacionário,que deu origem à Ação Católica (1922 na Itália), defensora de um estrito tradicionalismo (missa em latim etc.), que caracteriza ainda hoje a hierarquia episcopal da França.
Na vertente renovadora, de esquerda, surgiu a Ação Católica na Bélgica, que deu origem à Ação Popular no Brasil com o fito de arregimentar e mobilizar especialmente os jovens (Juventude Operária Católica JOC e as demais juventudes (JAC, agricultores, JEC, secundaristas, e JUC, universitária) na defesa de um programa social avançado ("humanista") contra o "comunismo ateu". No Brasil, destacaram-se como intelectuais Alceu Amoroso Lima e o então professor da PUC Franco Montoro, epicentro político da Doutrina Social da Igreja (Partido da Democracia Cristã).Da AÇÃO POPULAR brotou o Partido dos Trabalhadores,iniciativa conjunta dos egressos da Ação Popular, egressos do PCB, de "ex-guerrilheiros", socialistas históricos, intelectuais, artistas, progressistas em geral à esquerda do MDB. Junte-se a esse grupo o pessoal das pastorais da Igreja Católica. Fui membro da Ação Popular, como integrante da JUC. Creio que o que mais se aproxima de nossa ideologia política de então é o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e o Movimento dos Trabalhadores sem Moradia (MTST), que vêm a ser um passo à frente da democracia liberal representativa, ao advogar um sistema político que avança para além do conceito estreito de cidadania (relações do cidadão com o Estado, de caráter formal) para assumir o sujeito nas suas relações SUBSTANTIVAS. Por relações substantivas entendo o que propõe o mmovimento do COMUM, que advoga o direito de ter direito (exemplos: MST, MTST, quilombolas, indígenas, movimentos feminino e derivados, negro,demais "minorias",iniciativas comunitárias (xemplos: wikipedia, e-commons, software lvre etc.) O COMUM é o movimento que mais cresce no mundo, com dezenas de milhões de militantes. O Comum é a ante sala do socialismo, que apresenta a vantagem de se provar desde já um seu tira gosto. É o que faz a China na atualidade. Nivaldo Manzano
CHINA DEMOCRACIA BBB ALDO ARANTES
A democracia socialista da China
"De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade York, do Canadá, 98% do público chinês está satisfeito com o governo central"
Assinar:
Postagens (Atom)