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sábado, 8 de outubro de 2022
Proudhon centralidade do trabalho bbb
Proudhon centralidade do trabalho
https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11235
file:///C:/Users/HOME/Desktop/ana_henrique2,+11235-28602-1-CE.pdf
1 INTRODUÇÃO
O artigo em tela apresenta-se como uma possibilidade de diálogo e
reflexão teórica acerca da questão da politecnia da aprendizagem e da
centralidade do trabalho a partir da tradição inaugurada pelos socialistas
libertários em meados do século XIX. Especificamente, tomando como
referência os escritos do filósofo social francês Pierre Joseph Proudhon, que
inaugurou, a partir de 1840, o que se convencionou chamar de anarquismo.
Corrente do movimento socialista dos trabalhadores europeus no século XIX
marcada por original, radical e consistente crítica às formas de dominação
erigidas pelo modelo capitalista industrial advindo das transformações
disruptivas históricas ocorridas no século XVIII.
O texto parte de uma premissa fundamental: ambas as questões
colocadas aqui – a politecnia da aprendizagem e a centralidade do trabalho-,
estruturantes teóricas da Educação Profissional e Tecnológica, em geral, e
para o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
(ProfEPT), em particular, são, no campo das ideias socialistas, originalmente
colocadas por Proudhon e não por Karl Marx como aponta, em grande medida
os principais intelectuais formuladores deste campo no Brasil (Frigotto,
Ciavatta e Ramos). È interessante notar que no verbete “Educação Politécnica”
produzido pela Escola de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz, o Rodrigues é
peremptório ao afirmar que “é consenso, entre os pesquisadores da área
de trabalho e educação, que o conceito de ‘educação politécnica’ foi esboçado
inicialmente por Karl Marx, em meados do século XIX.”
1 Em que pese a imensa
contribuição do filósofo alemão para a crítica à Economia Política liberal,
smithiana e fundadora da “quintessência” do capitalismo em suas múltiplas
dimensões materiais, é Proudhon que apresenta as críticas pioneiras, e que
posteriormente, pavimentariam o caminho para o soerguimento de todo o rico
e consistente debate no campo socialista (no decorrer do desenvolvimento do
movimento operário), sistematizado na segunda metade do século XIX,
principalmente a partir do surgimento da Associação Internacional dos
Trabalhadores (AIT), em 1864, na cidade de Londres.
Como método para exposição das ideias do filósofo ácrata francês,
lançaremos mão, além dos próprios escritos do autor, a interlocução com
alguns comentaristas da vasta obra de P. J. Proudhon. Dos textos já traduzidos
para o português agradecemos especialmente ao editor brasileiro Plínio
Augusto Coelho que, há mais de três décadas se dedica à tradução e
organização de variados escritos do socialista francês. Vale destacar também
1 RODRIGUES, José. Verbete “Educação Politécnica”. In Dicionário da Educação Profissional
em Saúde. FIOCRUZ.
Disponível em http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/edupol.html. Acesso
27/09/2020. São afirmações categóricas como essa e que obliteram a primazia da das
formulações de Pierre Joseph Proudhon sobre o tema, desde 1840, que nos conduzem a
elaboração do presente artigo.
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que não temos a pretensão de esgotar o debate, tendo em vista a
complexidade do tema e o espaço naturalmente restrito para a publicação de
um artigo acadêmico.
2 PROUDHON: MUTUALISMO E ANTINOMIAS SOCIAIS
Antes de abordarmos especificamente a questão da instrução
politécnica para o anarquista francês, faz-se mister apontamentos acerca
destas que são características fundamentais da teoria social proudhoniana.
Dentro das influências teóricas estruturantes, no advento da AIT, Proudhon se
situou como o expoente máximo daquilo que se convencionou chamar de
socialismo libertário – em oposição ao socialismo autoritário encampado por
Marx, em função da defesa deste último de um modelo de organização dos
trabalhadores através da concepção clássica de partido revolucionário, em vias
de construir o que se consagrou nas fileiras do marxismo de Ditadura do
Proletariado. Por outro lado, para Proudhon, qualquer ideia de ditadura ou
centralização de poder por parte de um grupo, ainda que em nome dos
trabalhadores, seria algo absolutamente condenável, tendo em vista que a
liberdade para o pensador francês é a condição última, plena e fundamental
para o desenvolvimento humano. Não a liberdade tal qual proposta por
pensadores como Jean Jacques Rousseau e consagrada posteriormente pelo
individualismo burguês, mas aquela realizada apenas na construção coletiva.
Desta forma, a anarquia surge como uma forma de construção social humana
necessária a fim de buscar a garantia de todas estas liberdades individuais:
A anarquia, se posso exprimir deste modo, uma forma de governo ou
constituição, na qual a consciência pública ou privada, formada pelo
desenvolvimento da ciência e do direito, é por si só suficiente para a
manutenção da ordem e para a garantia de todas as liberdades.2
Da mesma forma, a construção teórica de Proudhon está assentada na
ideia de que se faz necessário, por todos os meios se evitar, a concentração
de poder e, portanto:
(...)que a sociedade possa encontrar vantagem exclusivamente pela
sua divisão em unidades de dimensões pequenas, autônomas entre
si, e federadas, ligadas pela vontade livre e sustentadas pelas livres
trocas mutualistas. Neste momento a organização da educação
também deveria ter seguido essa imposição, tanto que ele –
2
P. J. Proudhon, “Lettre à l’editeur du Dictionnaire Larousse” (1884) – “Carta ao editor do
dicionário Larrouse” citado por CODELLO, F. A Boa Educação: Experiências libertárias,
teorias anarquistas na Europa, de Goldwin a Neill. Volume 1: A Teoria. São Paulo. Editora
Imaginário/Ícone editora. 2007. P. 93.
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Proudhon- prefigura um sistema educativo absolutamente
descentrado e que corresponde a uma gestão direta da comunidade
que se arroga completamente esta tarefa.” (CODELLO. 2007:94-
95. Grifos meus).
Quanto ao método filosófico, a diferença fundamental apresentada por
Proudhon em relação a pensadores herdeiros da tradição hegeliana como
Marx, se apresenta na recusa do socialista francês no que diz respeito à noção
de síntese. O pensamento do ácrata francês é atravessado pelo conceito de
antinomia que poderia ser assim descrito: “La antinomia sería entonces la
categoría primaria, bajo la forma de un equilibrio inestable y móvil. En Proudhon
el principio de antinomia reemplaza al principio de superación, de inspiración
hegeliana: superación de las contradicciones en una entidad englobante o
‘síntesis’.”3
(CORCUFF. 2016:7)
Perscrutando os escritos do socialista libertário em tela, apreende-se
literalmente, da obra Da Justiça na Revolução e na Igreja: “La fórmula
hegeliana [tesis-antítesis-síntesis] no constituye una tríada más que por
capricho o error del maestro, quien distingue tres términos allí donde sólo
existen dos, y no ha visto que la antinomia no se resuelve, sino indica una
oscilación o antagonismo susceptible sólo de equilibrio.”4 A dialética
proudhoniana, a partir do método de pares antinômicos, buscaria abranger a
pluralidade e diversidade dos fenômenos sociais. Em outras palavras, o mundo
apareceria para o observador como uma “pluralidade de elementos irredutíveis
e, ao mesmo tempo, antagônicos e solidários” (MOREL. 2003:21):
A antinomia é o constituinte típico deste pluralismo, é um par de
forças ao mesmo tempo antagônicas e complementares. A resolução
da antinomia é impossível, porque é da sua existência que resultam
o movimento e a vida. A síntese é artificial ou implica a morte. No
melhor dos casos estas antinomias se contrabalançam e podem
alcançar um equilíbrio, sempre instável porque a perfeição não existe
e somente pode ser admitida, metodologicamente, como ponto de
3 Numa tradução aproximada: “A antinomia seria então a categoria principal, na forma de um
equilíbrio instável e móvel. Em Proudhon, o princípio da antinomia substitui o princípio da
superação, da inspiração hegeliana: superar as contradições em uma entidade abrangente ou
‘síntese’”.
4
“A fórmula hegeliana [tese-antítese-síntese] não constitui uma tríade mais do que por
capricho ou erro do professor, que distingue três termos em que existem apenas dois e você
se viu que a antinomia não foi resolvida, mas indica uma oscilação ou antagonismo suscetível
somente ao equilíbrio.” P. J. Proudhon citado por CORCUFF, Philippe. Antinomias y
analogías como instrumentos transversales en sociología: A partir de Proudhon y de
Passeron. Cultura representaciones soc [online]. 2016, vol.10, n.20, pp.42-58. ISSN 2007-
8110. P. 7. (Ver bibliografia).
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partida de um raciocínio e jamais como resultado, como possibilidade
real.”5
A educação para Proudhon possui necessariamente uma dimensão
libertadora e de repulsa a toda e qualquer forma de autoridade: “Quanto mais
o Homem é ignorante, maior é a sua obediência, e mais absoluta é a falta em
seu direcionamento”.6 Para tal é necessário libertá-lo de todo condicionamento
que não derive estritamente da necessidade. Igualmente, para o anarquista
francês, o valor ontológico e educativo do trabalho é inerente à realização que
este permite ao indivíduo, quando este mesmo indivíduo dispõe plenamente do
que resulta da sua atividade laboral. O trabalho é inevitavelmente o centro
econômico da vida humana.
Trabalho e divisão (compreendida como especialização do trabalhador,
tal qual defendida pela economia política liberal – Smith, Ricardo e Jean
Baptiste Say) são percebidos por Proudhon como antinomias. O efeito deste
“trabalho parcelar” seria o de subjugar o homem, condenando-o ao
embrutecimento. Neste sentido, “o trabalho que deveria trazer a consciência a
seu clímax e torná-la cada vez mais digna de felicidade, conduzindo pela
divisão parcelar ao desmoronamento do espírito, diminui o homem da parte
mais nobre de si, minorat capitis9
, e o rejeita na animalidade...”10
A indissociabilidade entre “a força que dirige a mão do operário” e o
“cérebro do filósofo” (PROUDHON. 2019:117) é condição basilar para a
proposição do que o anarquista de Besançon chamou de “Enciclopédia ou
politecnia da aprendizagem”. Segundo ele, “a primeira parte da proposição
está, portanto, estabelecida: a ideia, com suas categorias, nasce da ação; em
outros termos, a indústria é mãe da filosofia e das ciências”. (PROUDHON,
2019: 123 - grifo do autor-).
Demonstrada esta relação, há de discorrer sobre a segunda propositura:
a ideia se tornar ação. O que para Proudhon restava dizer que “a filosofia e as
ciências devem ingressar na indústria, sob pena de degradação para a
humanidade...”. (PROUDHON, 2019:123).
Na percepção proudhoniana acerca do trabalho e a indivisibilidade entre
a dimensão manual e intelectual deste, mais uma vez, aparece a dialética serial
característica de sua “filosofia da miséria”. Fica evidente para o anarquista
francês o fato de que:
“O trabalho apresenta dois aspectos contrários, um subjetivo, o outro
objetivo, fatal. Sob o primeiro aspecto, ele é espontâneo e livre em
princípio de felicidade: é a atividade em exercício legítimo,
indispensável à saúde da alma e do corpo. Sob o segundo aspecto,
o trabalho é repugnante e penoso, princípio de servidão e
embrutecimento”.
Esses dois aspectos do trabalho são inerentes um ao outro, como
alma e corpo: daí resulta, a priori, que toda fadiga e repugnância, no
trabalho, não poderia desaparecer completamente.” 11
È notório nos escritos do “pai do anarquismo” o papel deletério da
hiperespecialização do trabalho para o operário. “Quanto mais o trabalho
divide-se e as máquinas aperfeiçoam-se, menos o operário vale;
consequentemente, menos ele é pago; portanto, por um mesmo salário, mais
9
“Cabeça diminuída”.
10 PROUDHON. 2003. P. 183 (Ver bibliografia)
11 PROUDHON. 2019. PP 123-124.
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sua tarefa aumenta”, reafirmava Proudhon em 1858. Grifa-se a expressão em
itálico, tem em vista que a formulação original do autor acerca dos problemas
relacionados à extrema divisão do trabalho, como já apontamos, remete ao
Sistema de Contradições Econômicas de 1846. Aliás, vale ressaltar que este
debate é retomado por Marx em sua célebre resposta à Filosofia da Miséria do
Sr. Proudhon, publicada no ano subsequente:
A divisão do trabalho reduz o operário a uma função degradante; a
esta função degradante corresponde uma alma depravada; à
depravação da alma convém uma redução sempre crescente do
salário. E para provar que esta redução dos salários convém a uma
alma depravada, o sr. Proudhon diz, por desencargo de consciência,
que é a consciência universal que assim o quer. A alma do
sr. Proudhon estará incluída na consciência universal?
As máquinas são, para o sr. Proudhon, "a antítese lógica da divisão
do trabalho", e, com o apoio da dialética, ele começa por transformar
as máquinas em oficina.
12
Por outro lado, de acordo com a perspectiva proudhoniana, seria esta
ultra especialização e “a monotonia do labor” as responsáveis pela aquisição
da consciência pelo próprio trabalhador de sua degradação. Ser reduzido à
condição de mera engrenagem da produção em geral, o levaria ao desespero:
“(...) por falta de uma ciência positiva, perde o equilíbrio; o coração depravase, e o homem acaba nos sonhos da utopia, nas loucuras do iluminismo e nas
raivas da impotência”. (PROUDHON. 2019: 128). A lógica do capital, ao querer
“mecanizar o operário”, teria, ao fim e ao cabo, feito pior: “tornaram-no inábil e
mau” (PROUDHON. 2019: 128). Nota-se mais uma vez a dialética serial
atravessando a análise do socialista libertário. É tácito concluir o paradoxo –
se considerarmos a realidade da lógica do capital- observado por Proudhon
que aponta que o desenvolvimento pleno da indústria, e por sua vez da própria
ciência, só poderá ocorrer se o ensino a ser dado àquele que detém o controle
sobre o trabalho “abranja todo o seu círculo” (PROUDHON. 2019:128); a
possibilidade de escolha do método e da especialidade “chegue ao operário,
bem como ao politécnico, após a conclusão do curso completo de estudos?”
Mas está claro que a indústria, não mais do que as ciências, não
pode ser parcelada sem parecer: o homem cujo gênio circunscrito
em uma profissão nada sabe das outras é como aquele, tendo
aprendido a assinar seu nome pelas iniciais, nada sabe do resto do
alfabeto.
12 MARX, K. Miséria da Filosofia: resposta à filosofia da miséria do Sr. Proudhon. Cap. II
“A metafísica da Economia Política”, parágrafo II – A divisão do trabalho e as máquinas.
Disponível em https://www.marxists.org/portugues/marx/1847/miseria/cap05.htm. Acesso dia
23/09/20.
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Todo conjunto ou nada: é a lei do trabalho bem como do saber. A
indústria é a forma concreta dessa filosofia positiva que se trata hoje
de verter nas almas no lugar das crenças extintas, filosofia que
profetizou e invocou, há um século, o mais vasto gênio dos tempos
modernos, o pai e o hierofante da Enciclopédia, DIDEROT.13
Infere-se também da teorização proudhoniana a conclusão acerca da
impossibilidade da realização plena da educação politécnica na sociedade
capitalista. A relação entre revolução e educação é indissociável, tendo em
vista que para a superação da “educação servil” (DOMMANGET. 1974: 278)
seria necessária a ruptura radical, uma vez que:
No estado atual de nossa sociedade, a instrução da juventude, com
exceção de uma elite de privilegiados, é um sonho de filantropia; que,
do mesmo modo que o pauperismo, a ignorância é inerente à
condição do trabalhador; que esta inferioridade intelectual das
classes laboriosas é invencível, ainda mais num regime político
hierarquizado, com um feudalismo capitalista e industrial, um
mercantilismo anárquico, esta instrução, desejável em si, seria
desperdiçada, mesmo perigosa; e que não é sem razão que os
homens de Estado, ao mesmo tempo que se ocupam da instrução
do povo, a reduzem sempre aos simples elementos. 14
O princípio fundante da pedagogia socialista, para o “filósofo do
trabalho” é “a igualdade de cultura pelo ensino profissional, coisa que se
exprime pela expressão ‘politecnia da aprendizagem’, sistema que se traduz
hoje pela ‘escola oficina’ (DOMMANGET. 1974 :280).15
Das consequências da aprendizagem politécnica é possível perceber
“que a condição do trabalhador muda completamente; que o tormento e a
repugnância inerentes ao labor no estado atual apagam-se gradualmente ante
a deleitação que resulta para o espírito e o coração do próprio trabalho”
(PROUDHON. 2019:132). Trabalho e liberdade serão categorias que
convergirão, apenas, nesta nova realidade marcada pelo controle por parte
daquele que realiza o labor. E o que Proudhon classificaria como o “homem
que passa a existir por si mesmo” (PROUDHON. 2019:136), porque:
A ideia de fazer o trabalhador gozar, em plena civilização, da
independência edênica e dos benefícios do trabalho, por uma
educação simultânea da inteligência e dos órgãos, que, dotando-o
da totalidade da indústria adquirida, assegurar-lhe-ia por isso mesmo
13 PROUDHON. 219. P. 129.
14 PRODHON apud DOMMANGET. Maurice. 1974. P. 278.
15 A expressão ‘escola oficina’ aparece nas traduções portuguesas e brasileiras das obras de
Proudhon. A exata expressão em francês é “école-atelier”.
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a plenitude de sua liberdade, essa ideia é seguramente irrepreensível
como concepção, e de imenso alcance.16
Os resultados desta pedagogia politécnica apagariam todos os vestígios
do que o pensador anarquista chamaria de “vampirismo transcendental”.
Noutras palavras, a exploração pelo homem. Responsável pela animalização
daqueles subordinados ao “trabalho parcelar”. De fato, para a percepção
libertária de socialismo de Pierre Joseph Proudhon, a politecnia da
aprendizagem é o exato oposto do trabalho parcelar:
(...) Dotar os operários de uma capacidade profissional completa é,
com efeito, libertá-lo da tutela dos agentes de domínio, é sapar a
aristocracia do talento, que se origina, segundo Proudhon, ‘não numa
superioridade real, mas na mutilação de pessoas’. Porque sem negar
que a ‘inteligência difere e há de diferir sempre de um indivíduo para
o outro’, Proudhon pensa igualmente que ela representa ‘na origem,
uma força igual em todos’, que, pelo seu desenvolvimento, garante o
progresso social e a igualdade (...)17
Se para a filosofia do trabalho proudhoniana a organização do ensino é,
ao mesmo tempo, a “condição da igualdade e a confirmação do Progresso”
(DOMMANGET. 1974: 279), a transformação social era, da mesma forma um
imperativo. Não apenas – e condizente à análise social da filosofia do trabalho
do anarquismo de Proudhon que prima pelo aspecto material/econômico - a
dimensão estritamente política da ação da classe trabalhadora (a revolução)
seria suficiente para a transformação disruptiva almejada pelo socialismo
libertário. Uma educação plena, politécnica e emancipadora do Homem está
necessariamente circunscrita num outro modelo de organização social:
(...)Proudhon pensa que a instrução popular [é de uma absoluta e
radical impossibilidade na ordem capitalista]. Principalmente, ele não
vê remédio fora de uma ‘sociedade justiceira, mutualista e livre’, o
que ele chama algures ‘a federação universal’, e que correspondia,
como sabemos, ao seu ideal socialista (...). É preciso dispensar uma
educação ‘seriamente liberal, à altura do sufrágio universal, e que
concorra , com as instituições de mutualidade e de segurança, com
a associação operária e a federação das comunas e das províncias,
para estabelecer um certo nível entre as corporações, os recursos e
os meios de fortuna.
18
16 DOMMANGET. 1974. P 278.
17 DOMMANGET. 1974. P. 283
18 DOMMANGET. 1974.PP. 279-280
Vol. 2 (2020) 10
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este artigo se circunscreve como uma tentativa inicial de diálogo, no
âmbito de estudos da Educação Profissional e Tecnológica em geral, e no
mestrado profissional em EPT (ProfEPT) em particular, com a perspectiva
pedagógica crítica que aponta o marxismo como o ponto de partida das
reflexões acerca da educação politécnica e da centralidade do trabalho como
categoria ontológica da condição do Homem. Nossa premissa é clara: a
originalidade destas formulações está, no tocante à tradição socialista do
século XIX, nas contribuições do pensador anarquista Pierre Joseph Proudhon.
Desta forma, procuramos trazer para o debate, aspectos primaciais das
teorizações proudhonianas e que podem contribuir para elucidar omissões
(deliberadas ou não) acerca das categorias de análise apontadas acima por
nós. Tem-se o fito também de agregar ao debate acerca das bases conceituais
em EPT, o pensamento proudhoniano, já exposto com rigor em estudos sobre
a História da educação das classes trabalhadoras, no Brasil e na França19, e
de forma igualmente inovadora no campo da História20
.
Acreditamos que inserir ao debate na EPT categorias de análise
proudhonianas, como a dialética serial, e apontar a primazia dos escritos do
ácrata francês acerca da politecnia da aprendizagem pode contribuir
sobremaneira para ampliar as bases teóricas das pesquisas em nosso campo
de estudo. Desconstruir equívocos que – quando ocorrem por
desconhecimento ou inapetência- cabe ao educador libertário o zelo para
tornar didática a “novidade”. No entanto, quando nos deparamos com a
falsificação histórica”, o “bom combate” faz-se necessário. Ademais, justo.
Tendo em vista que cabe ao estudioso do passado a devida objetivação daquilo
que cabe ao seu recorte histórico. Como certa vez afirmou o literato e
historiador Prosper-Olivier Lissagaray, à propósito da Comuna de Paris de
1871 (experiência a qual fora testemunha ocular), “aquele que conta ao povo
lendas revolucionárias, aquele que diverte-se com contos sensacionalistas, é
tão criminoso quanto o geógrafo que desenha cartas falsas para os
navegadores”.21
19 Destaco a relevância de pesquisas, no campo da Educação lato sensu, de filósofo e
pedagogo Silvio Gallo, autor de Pedagogia Libertária - Anarquistas, Anarquismos e
Educação. São Paulo: Editora Imaginário/ Editora da Universidade Federal do Amazonas,
2007 e do pioneiro Pedagogia do Risco Experiências Anarquistas em Educação, 1995. Do
historiador Rogério de Castro, autor da original tese de doutorado Nem Prêmio, nem castigo!
A escola Moderna como ação revolucionária dos sindicatos operários durante a Primeira
República (São Paulo, 1909-1919), também já publicada. E das reflexões do professor e
pesquisador emérito em Ciências da Educação da Universidade de Paris-Nanterre, Hugues
Lenoir, “A Comuna de Paris e a Educação” e “Educação libertária, Educação crítica?”,
dispostas para o português pelo Instituto de Estudos Libertários (IEL) em 2018 -ver bibliografia-
.
20 Grifo em especial a publicação Negras Tormentas: o federalismo e o internacionalismo
na comuna de Paris do historiador Alexandre Samis. Este título, inclusive, já pé considerado
em círculos anarquistas europeus como a mais completa publicação não europeia acerca do
federalismo proudhoniano e da comuna de Paris.
21 Prosper-Olivier Lissagaray. História da Comuna de Paris de 1871.
Vol. 2 (2020) 11
Com o mesmo ânimo narrativo e analítico de Lissagaray pretendemos
trazer para as bases conceituais e teóricas da Educação Profissional e
Tecnológica a perspectiva proudhoniana e sua contribuição para uma
pedagogia crítica e emancipatória das classes subalternizadas.
REFERÊNCIAS
CASTRO, Rogério. Nem Prêmio, nem castigo! A escola Moderna como
ação revolucionária dos sindicatos operários durante a Primeira
República (São Paulo, 1909-1919). Uerj. Faculdade de Educação. Tese de
doutorado. 2014.
CODELLO, Francesco. A Boa Educação: Experiências libertárias, teorias
anarquistas na Europa, de Goldwin a Neill. Volume 1: A Teoria. São Paulo.
Editora Imaginário/Ícone editora. 2007.
CORCUFF, Philippe. Antinomias y analogías como instrumentos
transversales en sociología: A partir de Proudhon y de Passeron. Cultura
representaciones soc [online]. 2016, vol.10, n.20, pp.42-58. ISSN 2007-8110.
P. 7. Acessado em 01/08/20.
DOMMANGET, Maurice. Os Grandes Socialistas e a Educação. Braga.
Biblioteca Universitária. 1974.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (orgs.). Ensino
médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
GALLO, Silvio. Pedagogia Libertária - Anarquistas, Anarquismos e
Educação. São Paulo: Editora Imaginário/ Editora da Universidade Federal
do Amazonas, 2007.
GALLO, Silvio. Pedagogia do Risco Experiências Anarquistas em
Educação.São Paulo. Papirus. 1995.
MARX, Karl. Miséria da Filosofia: resposta à filosofia da miséria do Sr.
Proudhon. Cap. II “A metafísica da Economia Política”, parágrafo II – A
divisão do trabalho e as máquinas. S.d.
LENOIR, Hugues. A comuna de Paris e a Educação; James Guillaume,
pioneiro de uma pedagogia emancipadora; Educação libertária,
Educação crítica? São Paulo. Intermezzo Editorial. 2018.
LISSAGARAY, Prosper-Olivier. História da Comuna de Paris de 1871(Versão
portuguesa A Comuna de Paris). Pdf. Disponível em
https://teoriadoespacourbano.files.wordpress.com/2013/04/lissagaray-acomuna-de-pais-1877.pdf.
Disponível em https://teoriadoespacourbano.files.wordpress.com/2013/04/lissagaray-acomuna-de-pais-1877.pdf. Acesso em 27/09/2020.
Vol. 2 (2020) 12
PROUDHON, P. J . O que é Propriedade? Lisboa. Editorial Estampa. 1975.
_______.Sistema das Contradições Econômicas ou Filosofia da Miséria.
São Paulo. Ícone. 2003.
_______. Da Justiça na Revolução e na Igreja: Filosofia, Justiça e
‘Politecnia da Aprendizagem’. São Paulo, Intermezzo Editorial. 2019.
_______. Da Capacidade Política da Classe Operária. São Paulo.
Intermezzo Editorial. 2019.
SAMIS, Alexandre. Negras Tormentas: o Federalismo e o
Internacionalismo na Comuna de Paris. São Paulo. Hedra. 201
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