Artigos, ensaios, pesquisas de interesse geral - política, cultura, sociedade, economia, filosofia, epistemologia - que merecem registro
quarta-feira, 10 de julho de 2024
Aristoteles sobre filosofa social e política bb
Aristoteles sobre filosofa social e política bb
https://www.academia.edu/121758153/Aristotle_The_Practical_Sciences_Politics_and_Ethics?email_work_card=view-paper
11
Pouco lazer, com excesso de trabalho devido à pobreza ou a um ambiente workaholic,
significa que não há tempo para desenvolver-se plenamente, para se envolver em atividades políticas ou sociais
vida, ou para obter uma educação completa. As pessoas costumam citar certos setores da moderna empresa
cultura, a vida empresarial japonesa (até recentemente) e os ambientes de trabalho chineses como sofrimento
desta síndrome do trabalho. Por outro lado, nas sociedades ocidentais modernas, algumas pessoas
simplesmente têm muito lazer que não é usado produtivamente. Eles não têm a capacidade de encontrar
tarefas que valem a pena, e descobrir que a mídia de entretenimento preenche apenas parte da lacuna. Porque
as pessoas têm mentes inteligentes e com planejamento avançado, com aspirações e imaginações, elas
também podem sofrer de tédio, ansiedade e alienação (ver Kenny 1966). Este problema é
particularmente grave para os jovens, os desempregados, os que não podem sair de casa e os aposentados à força.
Na verdade, um dos grandes desafios para o futuro é encontrar empregos produtivos suficientes ou
tarefas para todos os adultos humanos. Isso leva a um grande paradoxo: as pessoas precisam ser educadas para
fazer uso eficaz do seu tempo de lazer e recreação. Aqui Aristóteles'a noção de
significa que parece aplicar-se: pouco ou muito lazer pode ser destrutivo. Além disso, há
é um papel muito construtivo para o lazer, proporcionando oportunidades para as pessoas completarem
suas vidas e se tornarem seres humanos mais completos. Isso tem enormes implicações para
a indústria da saúde, para a educação (tanto na escola como depois dela), para a tecnologia da informação
e a indústria do entretenimento. Isso também foi levado em uma direção diferente: os humanos
não só precisam de tempo para trabalhar e estudar, mas também tempo para a criatividade'jogar', ambos para
crianças e adultos (ver Huizinga 1998).
6. Conclusão: Um vasto legado
Nesta fase podemos comparar brevemente Aristóteles'visões semelhantes às de Platão.
Contrastes entre Aristóteles e Platão: -
ARISTÓTELESPLATÃO
Conhecimento por Observação + LógicaDiálogo e Formas
Eudaimoniae a médiaSaiba o bem, faça o bem
Sociedade pluralistaMetáfora orgânica (cabeça lidera)
A democracia moderada pode funcionarGoverno de elite por Guardiões ou Lei
Sistemas práticos e imperfeitosSistemas ideais e perfeitos.
Ironicamente, o mundo helénico das cidades gregas que ajudaram a formar o contexto para a maioria
de Aristóteles'os ideais políticos e sociais estavam prestes a ter o tapete puxado por
as mesmas pessoas com quem ele se associou na Macedônia, Filipe II e Alexandre, o
Ótimo. Hegel notou isso quando observou:'As sombras da noite estão caindo diante do
A coruja de Atena levanta voo'(em Brumbaugh 1981, p205). Mas tais coisas podem ser conhecidas
apenas em retrospectiva, e em 322 a.C., mesmo com a autonomia política da Gréciapólis
eclipsadas, as perspectivas para a cultura helenística pareciam amplas e brilhantes. A cultura grega, através
12
seus patronos macedônios, estava prestes a ser exportado para todo o Oriente Médio e, em
o tempo seria uma das principais influências culturais no Império Romano e depois em
Cultura bizantina. No mundo islâmico, o pensamento de Aristóteles seria central para
grandes pensadores árabes como Avicena e Averróis. Aristóteles também foi um grande
influência sobre pensadores do final da Idade Média, como Tomás de Aquino, e um dos
fios que fundamentam o humanismo renovado do Renascimento. Aristóteles'O pensamento era
influenciar diretamente a tradição da análise política de Maquiavel a John Locke, e
ainda é importante hoje.
Aristóteles'O vocabulário político ainda é influente hoje, e suas ideias sobre o'significar',
a felicidade, a contemplação e o lazer têm sido áreas utilizadas como diversas do autodesenvolvimento
teoria (ver por exemplo Hall 2018), a necessidade de uma ética das virtudes hoje (MacIntyre 2007),
ética profissional e nas noções de justiça distributiva. Aristóteles'O trabalho continua sendo um
importante base para a filosofia mundial e estudos políticos.
7. Bibliografia e leituras complementares
ARISTÓTELES (trad. PJ Rhodes)A Constituição Ateniense, Harmondsworth: Pinguim, 1984
ARISTÓTELES (trad. H. Rackham)Política, Cambridge MA, Harvard University Press, 1977
ARISTÓTELES (trad. J. Thomson)A Ética de Aristóteles: A Ética a Nicômaco, Harmondsworth,
Pinguim, 1987
ARISTÓTELES (trad. John Warrington)A políticaeA Constituição Ateniense, Londres, Heron Books,
e
ARRIAN (trad. Aubrey de Selincourt)As Campanhas de Alexandre, Harmondsworth: Pinguim 1971
ATENAEUDeipnosofistas, 7 vols., trad. por CB Gulick, Cambridge, Harvard University Press, 1927-
41
BARNES, JonathanAristóteles, Oxford, OUP, 1982
BARNES, Jonathan "Aristóteles e os métodos da ética",Revista Internacional de Filosofia, 34 no.
133, 1980, págs. 490-511
BARNES, JonathanO companheiro de Cambridge para Aristóteles, Cambridge, COPA, 1995
BRUMBAUGH, Robert S.Os Filósofos da Grécia, Albany, Universidade Estadual de Nova York Press, 1981
CARTLEDGE, PauloTebas: A Cidade Esquecida da Grécia Antiga, Londres: Picador, 2020
de CRESCENZO, LucianoHistória da Filosofia Grega, Albany, Universidade Estadual de Nova York, Imprensa, 1981
EDEL, AbraãoAristóteles e sua filosofia, Chapel Hill, Imprensa da Universidade da Carolina do Norte, 1982
EVANS, J.D.G.Aristóteles(Filósofos em Contexto), Sussex,Imprensa Harvester, 1987
FARRAR, CíntiaAs origens do pensamento democrático: a invenção da política na Atenas clássica,
Cambridge, COPA, 1988
FAUROT, JHProblemas da Filosofia Política, Pensilvânia, Chandler, 1970
FERGUSON, R. James“Sócrates ed Platão no contexto histórico: do diálogo à dialética,Passado e
FuturoHistórico,Janeiro2023[https://47037672-1c71-4c33-b4da-
841ba2645aeb.filesusr.com/ugd/3e47fd_fdcef6a247204979941cf13d572877d5.pdf?index=true]
FORTENBAUGH, WW "Aristóteles: Virtude Emocional e Moral",Arestusa, 2não. 2, 1969, pp163-185
VERDE, PedroAlexandre da Macedônia, 356-323 a.C., Berkeley, Universidade da Califórnia Press, 1991
GUTHRIE, WKCUma História da Filosofia Grega, Volume 6, Cambridge, Cambridge University Press,
1990
SALÃO, EdithAristóteles's Way: Como a sabedoria antiga pode mudar sua vida, Londres: The Bodley Head,
2018
HARDIE, WFR "O Bem Final na Ética de Aristóteles", Filosofia, 40. no. 154, Outubro de 1965, pp277-
295
HUIZINGA, Johan H.Homo Ludens: Um estudo do elemento lúdico na cultura, Londres, Routledge, 1998
13
KAZEPIDES, AC "Qual é o paradoxo da educação moral?",Sociedade de Filosofia da Educação:
Anais da Reunião Anual em Filosofia daEducação, 25, 1969, págs. 177-183
KENNY, AJP "Felicidade",Anais da Sociedade Aristotélica, 1966, págs. 93-102
LEYDEN, W. deAristóteles sobre igualdade e justiça: seu argumento político, St. Martins Press, 1985
LINTOTT, Andrew "Aristóteles e Democracia",The Classical Quarterly, 42 nº 1, 1992, págs. 114-128
[Acesso via banco de dados JSTOR]
MACINTYRE, AlasdairUma Breve História da Ética, Londres, Macmillan, 1966
MACINTYRE, AlasdairUm estudo em teoria moral, Terceira edição, Notre Dame: Universidade de Notre Dame
Imprensa, 2007 [edição Kindle]
MORGAN,Jeferson"LazerEducação:UmAristotélicoVisualizar(1)",InternetFonte
[http://140.190.128.190/merton/morgan/html]
PAUSÂNIASGuia para a Grécia, 2 vols., traduzido por Peter Levi, Harmondsworth, Penguin, 1979
PÍNDARAs Odes, trad. por CM Bowra, Harmondsworth, Penguin, 1969
PLUTARCOA Era de Alexandre, trad. Ian Scott-Kilvert, Harmondsworth, Penguin, 1973
PLUTARCOMorália, 14 vols, trad. Frank Babbit, Londres, Heinemann, 1928
PLUTARCOPlutarco ao vivos, trad. de Bernadotta Perrin, 7 vols., Londres, Heinemann, 1914
ROSENTHAL, Erwin IJ "O lugar da política na filosofia de Ibn Rushd",Boletim da Escola de
Estudos Orientais e Africanos, Universidade de Londres, 15 no. 2, 1953, págs. 246-278
SEESKIN, KennethDiálogo e descoberta: um estudo sobre o método socrático, Albany, Universidade Estadual de
Imprensa de Nova York, 1987
ESCUDOS, Christopher“Aristóteles,"A Enciclopédia de Filosofia de Stanford, Edward N. Zalta e Uri
Nodelman (eds.), inverno de 2023 [https://plato.stanford.edu/archives/win2023/entries/Aristotle]
STRAUSS, Barry S.Atenas após a Guerra do Peloponeso: Classe, Facção e Política 403-386 a.C.,
Londres, Routledge, 1987
WARMINGTON, John "Introdução" a Aristóteles,A políticaeA Constituição Ateniense, Londres
etologia e biocracia bbb
chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/file:///C:/Users/HOME/Dropbox/etologia.pdf
Subversão da etologoa (eteologia e biocracia bbb)
Assinar:
Postagens (Atom)