sexta-feira, 23 de maio de 2025

SUJEITO EM KANT E RAZÃO EM HEGEL

https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6524/5237 crkitica de levinas ao sujeito de kant [HTML] Lucien Malverne, Signification de l'Homme P Decerf - Revue Philosophique de Louvain, 1961 Citar Artigos relacionados [HTML] persee.fr L'Épée, l'Or et l'Esprit L Malverne - Revue de Métaphysique et de Morale, 1959 Citar Citado por 1 Artigos relacionados Todas as 3 versões La condition de l'être et la mission du logos L Malverne - Revue de Métaphysique et de Morale, 1949 Citar Artigos relacionados Todas as 3 versões O conceito de sujeito em Kant CA Martins - Veritas (Porto Alegre), 2004 Citar Citado por 9 Artigos relacionados Todas as 5 versões [PDF] pucrs.br [B] Autonomia e Educação em Immanuel Kant & Paulo Freire V Zatti - 2007 Citar Citado por 402 Artigos relacionados [HTML] google.com [PDF] A crítica de Hegel ao Dualismo Sujeito-‐Objeto de Kant MT Girotti - Simbio-‐Logias, 2010 Citar Citado por 11 Artigos relacionados Todas as 3 versões [PDF] unesp.br A crítica de Hegel ao dualismo sujeito-objeto de Kant reside na ideia de que Kant separa radicalmente o sujeito do objeto, impedindo que o sujeito se reconheça verdadeiramente no objeto e vice-versa. Hegel, por sua vez, defende que sujeito e objeto são momentos de uma mesma racionalidade, onde o sujeito, ao conhecer o objeto, se reconhece nele e, reciprocamente, o objeto revela ao sujeito o seu próprio conteúdo. Elaboração Detalhada: O Dualismo Sujeito-Objeto em Kant: Para Kant, o sujeito transcendental é uma estrutura a priori da mente que organiza a experiência. O conhecimento é o resultado da interação entre o sujeito e o objeto, mas o objeto, como coisa-em-si, é inacessível à razão. A Crítica de Hegel: Hegel critica esse dualismo, argumentando que ele conduz a uma visão fragmentada da realidade. O sujeito, ao conhecer o objeto, não o vê como um ente separado e externo a si, mas como um elemento de sua própria racionalidade. Da mesma forma, o objeto revela ao sujeito as suas próprias condições e possibilidades de conhecimento. A Racionalidade como Umidade: Para Hegel, sujeito e objeto são manifestações de uma mesma racionalidade em movimento, onde o sujeito se conhece e se expressa através do objeto e o objeto se revela ao sujeito através da sua consciência. Essa racionalidade não é uma entidade estática e fixa, mas sim um processo contínuo de desenvolvimento e interação. A Importância da "Aufhebung": O conceito hegeliano de "Aufhebung" (suprassumir, elevar) é fundamental para entender essa crítica. A "Aufhebung" não significa apenas a eliminação ou negação, mas sim a elevação e integração de elementos em um nível superior. No contexto do dualismo, a "Aufhebung" implica a superação do dualismo sujeito-objeto, reconhecendo que ambos são momentos de uma mesma realidade. Consequências da Crítica: A crítica de Hegel ao dualismo sujeito-objeto tem implicações importantes para a filosofia e para a compreensão da realidade. Ao rejeitar a separação rígida entre sujeito e objeto, Hegel abre caminho para uma filosofia mais holística e dialética, onde a interconexão e a mutabilidade são elementos essenciais. (ia) O CONCEITO DE RAZÃO ENTRE HEGEL E KANT: A CRÍTICA HEGELIANA AO DUALISMO TRANSCENDENTAL KANTIANO Wécio Pinheiro Araújo Este trabalho revisita a crítica hegeliana à compreensão kantiana da razão enquanto identidade entre o sujeito e o objeto, a partir da demonstração das diferenças entre a identidade que Kant afirma ter alcançado com a dedução transcendental e o que Hegel se referiu como razão. O ponto de partida aqui é a busca, comum a ambos, em resolver a questão entre razão e liberdade, cada um no seu tempo, e assim cumprir a tarefa prometida pelo idealismo alemão de criar uma filosofia verdadeiramente racional. Resgatamos como Hegel demonstra que Kant continuou preso à dicotomia sujeito e objeto à medida que estabelece uma diferença instransponível entre estes. Segundo Hegel, Kant sucumbe ao dualismo do sujeito e do objeto e, portanto, falha em sua missão crítica da razão, do Iluminismo e da própria modernidade. Kant postula que as determinações conceituais do sujeito pensante não podem jamais ser conhecidas como sendo aquelas do próprio ser. Assim, exploramos como Hegel atua de forma crítica precisamente dentro desta situação criada por Kant. O objetivo deste artigo não é precisamente uma elaboração original, mas contribuir para o esclarecimento de questões atinentes ao estudo do idealismo alemão no esteio de pensadores que promoveram uma reformulação da tradição idealista e da metafísica. https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/problemata/article/view/38725#:~:text=Segundo%20Hegel%2C%20Kant%20sucumbe%20ao,sendo%20aquelas%20do%20pr%C3%B3prio%20ser. O conceito de razão entre Hegel e Kant: A crítica hegeliana ao dualismo transcedental kantiano WP Araújo - Problemata: Revista Internacional de Filosofía, 2018 Citar Citado por 6 Artigos relacionados Todas as 2 versões [PDF] unirioja.es [B] A razão na história GWF Hegel - 2013 Citar Citado por 555 Artigos relacionados Todas as 7 versões [PDF] wordpress.com [PDF] A insuficiência na razão E Luft - Veritas (Porto Alegre), 1995 Citar Citado por 4 Artigos relacionados Todas as 5 versões [PDF] emnuvens.com.br

DARDDOT E LAVAL

https://oolhodahistoria.ufba.br/wp-content/uploads/2016/04/dlneoliberalismo.pdf

A RAZÃO NEOLIBERAL RESENHA LIVRO

Neoliberalismo, política dos governados e precariedades: o caso de La Salada a partir de Verónica Gago 1A obra da cientista social argentina Verónica Gago é apresentada ao público, em especial ao latino-americano, em um momento muito feliz para a compreensão dos desafios políticos, teóricos e metodológicos das mutações que estamos atravessando em grandes cidades latino-americanas, nas relações laborais e nas dinâmicas de gênero. 1 Ver https://brasil.elpais.com/brasil/2015/04/08/internacional/1428515768_851996.html (consultado a (...) 2O livro surge a partir de uma pesquisa qualitativa em La Salada, um espaço de comércio popular em Buenos Aires, conhecido como “a maior feira ilegal da América Latina” (p. 37), fundado por bolivianos na década de 1990. Impulsionada a partir da crise argentina de 2001, paralelamente, Gago analisa a villa 1-11-14, noticiada como o bairro mais perigoso de Buenos Aires,1 e também aborda as chamadas Oficinas (ateliês têxteis e minifábricas de roupas – com uma média de cinco trabalhadores –, cujo número ultrapassa os 5000 em Buenos Aires). Ao leitor que desconhece La Salada bastará fazer uma breve busca na internet para ficar com noção do gigantismo bem como dos impactos e demais características da configuração socioespacial do local. 3Na obra de Gago, La Salada, a villa e as Oficinas integram uma trama que propõe pensar a cidade como heterogênea, desprovida de uma ordem única, onde se pensa o trabalho, o consumo e o comunitário através do desenvolvimento de uma sociedade neoliberal a partir não só dos governos, mas também dos governados. Gago consegue apresentar uma análise com nós desatados a partir de uma rigorosa e eficaz metodologia, sem deixar a qualidade textual cair ou permitir que a leitura fique enfadonha. 4O livro é instigante pela qualidade da escrita, pela engenhosidade intelectual que manobra e por operar conceitos e apresentar novas categorias para pensar com cuidado e, de forma apurada, as dinâmicas inerentes à socialização via economia popular, consumo, direitos e inclusão. Se destaca também por lançar luz sobre o aprofundamento da sociedade neoliberal, com suas contradições, paradoxos e insurgências. 5A autora identifica em sua obra especificidades de relações: de trabalho, com a cidade, de consumo, de migração e de gênero a partir de perspectivas de complexidade, não se limitando a uma visão dogmática ou binária. Gago demonstra que a desigualdade aprofundada por políticas neoliberais de cima para baixo não opera apenas em padrão macro ou nas altas camadas da estrutura social, nos Consensos de Washington e nos summits do G8, mas também se produz e reproduz por meio do micro e, nesse caso, em todos os caminhos que levam à La Salada. 6Analisando um contexto de extrema precariedade, Gago produz conceitos que tratam os precarizados como “agentes em resistência”, protagonistas de movimentos anti-hegemônicos e que contestam – por vias não necessariamente políticas ou de formas tradicionais – a ordem estabelecida. Segundo Gago, isso é perceptível através da formulação de desejo, contestação e ironia e através de formas de lidar com a expropriação. Gago define essa percepção com o conceito de pragmática vitalista (p. 30), ou seja, indicando que tais agentes não são seres inanimados, alienados ou passivos. Gago não apresenta seus interlocutores nem os sujeitos de sua pesquisa como vítimas, nem tão pouco como sujeitos orientados apenas pela racionalidade neoliberal, mas sim como portadores de desejos, ainda que afetados por políticas de exclusão (de direitos e de territórios). 2 Ver Dardot, Pierre; Laval, Christian (2016), A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neolib (...) 7A autora propõe pensar o neoliberalismo a partir de duas perspectivas: a de cima para baixo e a de baixo para cima. Trata-se de uma proposta metodológica para fertilizar a capacidade e a potência da obra, que pressupõe, em especial nas práticas de sociabilidade inerentes às classes populares (segmentos mais baixos das classes médias e seus grupos inferiores), que também de baixo se internalize ou se opere a partir de subjetividades que podem ser, adequadamente, chamadas de neoliberais.2 8Gago destaca ainda um caráter do novo padrão de capitalismo destas economias informalizadas: a feminilização. Para a autora, este se deve a alguns fatores empiricamente observáveis, tais como maior presença pública de mulheres e deslocamento para o cenário público de características específicas do lar. Aqui, observamos a mutação do saber fazer do trabalho doméstico para o meio pelo qual se irá garantir a sobrevivência e, talvez, uma reorientação do papel atribuído ao feminino e, em especial, a um maior intercâmbio entre lar e fábrica. 9Outro dado dessa nova fase da economia informalizada é a produção de caráter comunitário, encontrada, por exemplo, nos migrantes bolivianos que trabalham nas Oficinas. A autora revela os fluxos intensos que estes acabam por criar a partir de uma relação de confiança entre patrões e empregados num ambiente comunitário. Uma vez forjadas justamente nesse ambiente – e não no modelo de relações impessoais idealizado do mundo ocidental – as relações de trabalho, dominação e comunidade acabam por se tornar ainda mais turvas. 10As Oficinas, espaço marcante do tal caráter comunitário, são geridas por uma nova “empresarialidade” (p. 20) e descritas como local reservado aos migrantes bolivianos, enquanto empresários ou trabalhadores precarizados. Nesse aspecto, revela Gago, o empreendedor ou empresário popular não é chamado pelos demais como patrão ou chefe, mas como “tio”, ainda que inexistam vínculos familiares. Dos trabalhadores das Oficinas, recrutados na Bolívia, se espera um saber fazer comunitário e flexível, transformando a própria percepção e construção social do comunitário em um capital. Assim, o caráter comunitário não representa, necessariamente, um retorno ao essencial, uma recusa do global, mas um modo estratégico de combinar escalas, saberes e circuitos. Aqui, ao contrário, o exercício metodológico é a tentativa de compreensão do seu significado no atual contexto do capitalismo (rentista e financista para cima, precarizado e empreendedor para baixo). 11Ao trazer conceitos como economia barroca, “cidade bigarrada”, “empresarialidade”, “ensamblagem”, a obra permite construir ferramentas teóricas para dar conta de temas nevrálgicos como a migração, o trabalho, os direitos, a inclusão e as lutas feministas. A promessa representada por La Salada é a de que qualquer um pode ser empresário (ainda que seja um empreendedor popular) e, mais do que isso, de que qualquer um pode se vestir como um executivo (ainda que use cópias de roupa de marca, chamadas popularmente de “falsificadas”, mas produzidas pelos mesmos trabalhadores que produzem os originais). 12Ao se referir a Chatterjee na conclusão de sua obra, Gago instiga a pensar na “política dos governados”, onde os membros de La Salada, da villa e das Oficinas não são tratados como agentes passivos ou como vítimas, mas como operadores de um complexo padrão de atividades sociopolíticas. Nesse universo estudado por Gago, os direitos não são garantidos pelo Estado – como o direito à propriedade ou como os direitos políticos – sendo estes apenas garantidos para as classes médias e superiores que possuem influência junto da chamada sociedade civil (partidos políticos, instituições públicas e privadas, entre outros). Ao contrário, o universo social estudado por Gago está excluído da sociedade civil, restando a “sociedade política” (como definido por Chatterjee e referenciado na obra), ou seja, a organização a partir de arranjos paraestatais e paralegais. Tal proposta de abordagem sociológica acaba por produzir uma revisão da dimensão clássica dominados vs. dominantes, dividindo as sociedades em dois grupos: o dos cidadãos, portadores dos direitos burgueses, e o da população, onde, na prática, seria exercida a política dos governados, como o caso de La Salada. Seria possível pensar nas populações periféricas brasileiras a partir desse paradigma? 13O livro é uma contribuição essencial para quem decide pensar criticamente o neoliberalismo, pois tece uma profunda análise de como tal lógica se difundiu por baixo, demonstrando como este não se restringe a programas de privatizações, desregulação e financeirização da economia. Topo da página Notas 1 Ver https://brasil.elpais.com/brasil/2015/04/08/internacional/1428515768_851996.html (consultado a 24.12.2019). 2 Ver Dardot, Pierre; Laval, Christian (2016), A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo. Tradução de Mariana Echalar. Topo da página Para citar este artigo Referência do documento impresso Rodrigo de Araujo Monteiro, «Gago, Verónica (2018), A razão neoliberal: economias barrocas e pragmática popular», Revista Crítica de Ciências Sociais, 121 | 2020, 193-196. Referência eletrónica Rodrigo de Araujo Monteiro, «Gago, Verónica (2018), A razão neoliberal: economias barrocas e pragmática popular», Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 121 | 2020, publicado a 15 abril 2020, consultado a 21 maio 2025. URL: http://journals.openedition.org/rccs/10492; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.10492 Globalização e a produção da diferença: um estudo de caso da produção neoliberal do nacionalismo hindu na Índia Disponível para compra Ipsita Chatterjee Estudos comparativos do Sul da Ásia, África e Oriente Médio (2010) 30 (3): 621–632. https://doi.org/10.1215/1089201X-2010-039 Ícone de compartilhamento Compartilhar Ícone de ferramentas Ferramentas Abrir Menu Pesquisar no site O discurso dominante sobre a globalização neoliberal enfatiza a redução da distância física, das barreiras e do lapso temporal por meio de maiores interações, fluxos e comunicações, visando uma economia global integrada. A reestruturação do espaço global por meio de políticas econômicas neoliberais, no entanto, não resultou em tal integração. A nação e a região foram reformuladas em torno de ideologias fragmentadas de religião e etnia, frequentemente se conformando com suas respectivas fronteiras políticas ou reivindicando novas fronteiras. O local tem se recusado obstinadamente ao apagamento, resistindo a ondas seculares de integração econômica. Essa fragmentação é popularmente atribuída ao resultado de uma natureza ontologicamente introspectiva de espaços locais retrógrados, como nações, regiões e comunidades. Não é coincidência que o repentino rejuvenescimento da diferença em várias escalas locais esteja ocorrendo no exato momento em que o regime neoliberal de produção adquiriu aceitação global. Por meio de um estudo de caso do nacionalismo hindu, este artigo indica como o regime neoliberal formulado em escala global, na verdade, produz a Índia material e simbolicamente. O local é produzido materialmente por meio de políticas econômicas neoliberais tendenciosas, que criam certos padrões de desenvolvimento, qualidade de vida e prosperidade. Essa produção material não está separada da produção simbólica do discurso popular nacional fundamentalista hindu. A "Índia hindu" da aldeia global não está em confronto antagônico com o regime secular de produção global, mas é criada por ele. Seção de Emissão: Variorum O texto deste artigo está disponível apenas em PDF.