terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Desigualdade mundial

 

Desigualdade mundial

13 Dezembro 2021 Michael RobertsLido 59 vezes

face-homemO mundo se tornou mais desigual em renda e riqueza nos últimos 40 anos.

Isso está de acordo com o World Inequality Report 2022, disponível aqui. Produzido pelo World Inequality Lab, dirigido por Thomas Piketty e um grupo de mais de 100 analistas de todo o mundo, o relatório tem os dados mais atualizados e completos sobre as várias facetas da desigualdade em todo o mundo: riqueza global, renda, gênero e desigualdade ecológica.

O relatório mostra como em 2021, “após três décadas de comércio e globalização financeira, as desigualdades globais permanecem extremamente pronunciadas ... quase tão grandes hoje quanto eram no auge do imperialismo ocidental no início do século 20”. Embora o relatório de Desigualdade Mundial tenha constatado que as desigualdades entre as nações diminuíram desde o fim da guerra fria (principalmente devido ao aumento dos padrões de vida na China), ele disse que a desigualdade aumentou dentro da maioria dos países e se tornou mais pronunciada como resultado da situação global da pandemia nos últimos dois anos.

A concentração global de riqueza pessoal é extrema. De acordo com o WIR, os 10% dos adultos mais ricos do mundo possuem cerca de 60-80% da riqueza, enquanto a metade mais pobre tem menos de 5%.

Este é um resultado semelhante a outra importante pesquisa sobre a desigualdade global de riqueza produzida a cada ano pelo Credit Suisse. Esse relatório descobriu que apenas 1% dos adultos no mundo possuem 45% de toda a riqueza pessoal, enquanto quase 3 bilhões de pessoas não possuem nada. A desigualdade de riqueza é muito maior do que a desigualdade de renda - algo que já relatei antes.

Mas a desigualdade de renda ainda é muito alta. O WIR descobriu que os 10% mais ricos da população global atualmente retêm 52% da renda global, em comparação com apenas 8% da metade mais pobre. Em média, um indivíduo dos 10% principais da distribuição de renda global ganhou $ 122.100 (£ 92.150) por ano em 2021, enquanto um indivíduo da metade mais pobre da distribuição de renda global ganha apenas $ 3.920 por ano, ou 30 vezes menos!

Na verdade, a parcela da renda atualmente capturada pela metade mais pobre da população mundial é cerca de metade do que era em 1820, antes da grande divergência entre os países ocidentais e suas colônias. Em outras palavras, a ascensão do imperialismo como o "último estágio" do capitalismo gerou maior desigualdade de renda globalmente. A parcela da renda pessoal dos 50% mais pobres dos adultos do mundo ou cerca de 3 bilhões de pessoas é a metade do que era em 1820! Muito para um desenvolvimento uniforme e combinado após 200 anos de capitalismo.

De volta à riqueza, o WIR observa que enquanto “as nações ficaram mais ricas - os governos ficaram mais pobres”. Riqueza, tangível e financeira, não é comumente mantida. “Nos últimos 40 anos, os países tornaram-se significativamente mais ricos, mas seus governos tornaram-se significativamente mais pobres. A parcela da riqueza detida pelos atores públicos é próxima de zero ou negativa nos países ricos, o que significa que a totalidade da riqueza está em mãos privadas. ” Como autor principal do relatório, Lucas Chancel da Escola de Economia de Paris, afirmou: “O que precisamos para aumentar a igualdade, combater a emergência climática e criar as condições para uma vida boa para todos é austeridade privada e luxo público, mas é o oposto está acontecendo. ”

No século 21, a desigualdade de riqueza aumentou significativamente. De fato, a riqueza das 50 pessoas mais ricas do planeta aumentou 9% ao ano entre 1995 e 2001, com a riqueza das 500 pessoas mais ricas crescendo 7% ao ano. A riqueza média cresceu menos da metade dessa taxa, 3,2% no mesmo período. Desde 1995, o 1% do topo absorveu 38% de toda a riqueza global adicional nos últimos 25 anos, enquanto os 50% da base capturaram apenas 2% dela. O aumento do chamado grupo de renda de classe média no gráfico abaixo se deve principalmente à redução dos níveis de pobreza na China.

Os 0,01% de adultos no topo aumentaram sua participação na riqueza pessoal de 7,5% em 1995 para 11% agora. E a população bilionária aumentou sua participação de 1% para 3,5%.

Os últimos dois anos da pandemia apenas aceleraram a desigualdade. Durante as primeiras ondas da pandemia Covid-19, a riqueza dos bilionários globais cresceu US $ 3,7 trilhões. De acordo com Chancel, esse valor é “quase equivalente ao gasto total anual com saúde pública por todos os governos do mundo antes da pandemia - aproximadamente US $ 4 trilhões”. (O gasto total com saúde de todas as fontes foi de US $ 7,8 trilhões em 2017, de acordo com a OMS). Mas, no mesmo período, mais 100 milhões de pessoas em todo o mundo foram lançadas na pobreza extrema como resultado da Covid.

E são os ricos que emitem mais carbono (por meio de transporte e viagens) e colhem o máximo dos benefícios das vacinas para evitar doenças ou morte.

Tanto a pandemia COVID quanto as mudanças climáticas estão aumentando a parcela que vai para os já ricos. Lucas Chancel: “A desigualdade econômica global alimenta a crise ecológica e torna muito mais difícil enfrentá-la. É difícil ver como podemos acelerar os esforços para combater as mudanças climáticas sem mais redistribuição de renda e riqueza ”. Todas as agências internacionais que lidam com a mudança climática e a pandemia concordam com Chancel. Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-Geral da OMS, disse em uma Sessão Especial da Assembleia Mundial da Saúde, que: “A segurança global da saúde é muito importante para ser deixada ao acaso, ou boa vontade, ou mudanças nas correntes geopolíticas, ou os interesses investidos de empresas e acionistas . ” E na semana passada, um grupo de quase 40 relatores especiais da ONU emitiu um comunicado dizendo que "lidar com a crise da saúde de forma equitativa deve ter prioridade sobre a maximização dos lucros pelas empresas e o acúmulo de vacinas nos países de alta renda".

Mas nada será feito para lidar com essas desigualdades de riqueza, renda e saúde.

Original: https://thenextrecession.wordpress.com/2021/12/08/world-inequality/