domingo, 25 de outubro de 2020

Como fazer dinheiro do nada: Assim os EUA assumiram o controle da economia mundial.

Como fazer dinheiro do nada: Assim os EUA assumiram o controle da economia mundial.

Na véspera de assumir a presidência do FED (Federal Reserve) (1979 – 1989) Paul Volcker, em palestra na Warwick University, na Grã-Bretanha, afirmou o seguinte (ipsis verbis): “O controle da desagregação da economia mundial é de nosso interesse”. Ou seja, diante de um déficit crescente no balanço de pagamentos dos EUA, sem perspectiva de corrigi-lo, um fato inédito na sua história, Paul Volcker propôs o seguinte: “Em vez de cuidar de nosso déficit, que não tem jeito, vamos administrar o superávit dos outros” (Alemanha, França, Holanda, Japão... etc e atualmente China). E assim ocorreu: os países ricos passaram a investir 70% de seus lucros em letras do Tesouro USA e em outros papeis de Wall Street: Essa “fascinante solução” foi responsável pela “estabilidade” da economia mundial até 2008, quando adveio a crise global, na qual estamos metidos até hoje.

Ouça o brilhante economista e ex ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, aqui, em inglês https://www.youtube.com/watch?v=gGeevtdp1WQ 

O Capitalismo está devorando a democracia?

 O Capitalismo está devorando a democracia?

Houve um tempo, não distante de nós, em que não se separava o poder político do poder econômico. Nas monarquias, o poder econômico adentrou o poder político pelas mãos dos banqueiros, para endividar o Estado. Até então, o rei detinha em suas mãos, de maneira absoluta ou não, concentrado o poder político, que subordinava o poder econômico, o poder judiciário, o poder legislativo , o poder militar (funções ainda mão separadas do cetro real). Hoje, com o neoliberalismo, somos advertidos pela Casa Grande de que podem manter-se as eleições na democracia, mas o voto não pode mudar a política econômica. Daí a razão dos golpes recentes na Bolívia e no Brasil contra governos que, eleitos pelo voto, ousaram desafiar a cartilha neoliberal .
Aqui, a discussão do problema pelo conhecido economista e professor Yanis Varoufakis, ex-ministro das Finanças da Grécia. Varoufakis é um dos conferencistas mais requisitados no mundo. Aqui ele responde à indagação : Capitalism devouring Democracy?

https://www.youtube.com/watch?v=gGeevtdp1WQ