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terça-feira, 25 de março de 2025
VIDA BOA ARISTOTELES E OUTROS
https://www.academia.edu/45684529/Aristotles_Pursuit_of_the_Good_Life?email_work_card=title
A busca de Aristóteles pela boa vida
José Karuzis
Universidade de Hokkaido
Resumo
No Livro I de AristótelesÉtica a Nicômaco, três tipos de vidas que são geralmente
observadas como permutações convencionais de modos de vida são apresentadas como
candidatos para a boa vida. Eles são a vida do prazer, a vida política e a vida
de contemplação filosófica.A vida de prazer é imediatamente descartada como uma
candidato viável porque aqueles que equiparam o bem ao prazer carecem do essencial
qualidades que são necessárias para o cultivo de uma vida boa e significativa. As
vida política, ou seja, uma vida centrada na ação e na prática de boas ações em benefício
de outros cidadãos não é tão facilmente descartado como um candidato para uma vida boa devido à
virtudes morais que são praticadas em tal vida.No Livro X Aristóteles declara que é
na verdade, a vida de contemplação filosófica é a melhor candidata para alcançar
a boa vida.O maior bem e o objetivo de toda ação é atingireudaimonia, ou seja
felicidade, ou bem-estar, que é, segundo Aristóteles, não um estado, mas uma atividade.
A escolha de uma vida dedicada à contemplação filosófica, porém, por si só, não
assegurar necessariamente a obtenção deeudaimonia, que é uma posse permanente de
a alma.Além de escolher o tipo certo de vida para viver, Aristóteles argumenta que a própria
a vida também deve ser composta pela participação em ações boas e corretas, que, ao longo
tempo, levam ao desenvolvimento de virtudes.Aristóteles afirma que existem duas formas diferentes
tipos de virtudes, virtudes morais e virtudes intelectuais, que são, respectivamente,
desenvolvidos através da prática e da instrução e são, em quase todas as circunstâncias,
alcançado ao lutar pelo que é moderado em coisas e situações.Além disso, o
bens externos, como posses materiais suficientes e ter alguns bons amigos
também são constituintes essenciais de uma vida boa.Este artigo examinará o
componentes necessários para atingir a vida boa de acordo com os argumentos de Aristóteles em
oÉtica a Nicômaco, e proporá que uma consciência do aspecto teleológico
da natureza humana é de fato necessária para a aquisição deeudaimonia
A boa vida
https://www.academia.edu/11162885/Aristotles_concept_of_the_good_Life?email_work_card=title
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A Busca por Deus e o Bem: Capítulo 7: O Bem é Aquilo a que Todas as Coisas Visam
As palavras eudaimonismo ou eudaimonia dizem respeito a uma doutrina que prega a felicidade como a finalidade da vida humana. Segundo Aristóteles, a felicidade é uma finalidade (telos) maior e comum a todos os seres racionais. Nessa concepção teleológica (que busca apontar finalidades para as ações práticas), todas as ações humanas ocorrem visando a alcançar algum estágio de felicidade. Essa busca, porém, não dá ao ser humano a plena liberdade de ação, pois essa deve estar em conformidade com a felicidade dos outros.
Etimologia
Eudaimonia é uma palavra de origem grega formada a partir dos vocábulos Eu (o bem ou aquilo que é bom) e Daemon (deus, ou gênio, intermediário entre os homens e as divindades superiores). Na cultura grega, o Daemon seria a entidade capaz de guiar o caminho das pessoas.
Traduções equivocadas relacionam Daemon a demônio, mas esse sentido não se sustenta. O Daemon era a entidade que traria a luz e a sabedoria divina à humanidade, por ser a ponte entre os deuses e os seres humanos. Em uma tradução livre, podemos dizer que eudaimonia é a “ética da felicidade” ou o “voltar-se para a felicidade”, pois é uma espécie de doutrina que coloca como finalidade última a sabedoria prática necessária para que o agir humano alcance o bem supremo.
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