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segunda-feira, 21 de abril de 2025
PROCESSO X ESTRUTURA BBB BINÁRIO X TERCIÁRIO
PROCESSO X ESTRUTURA BBB BINÁRIO X TERCIÁRIO
tacando-se, pouco a pouco, do pensamento religioso. Michel Foucault
destaca, em Les mots et les choses (1966), que a partir do estoicismo,
o sistema Causalidade, Contingência, Complexidade: o Futuro do
Conceito de Risco PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro,
17(1):95-137, 2007 103 de signos torna-se ternário, estando em jogo o
significante, o significado e a conjuntura. Assinala que no
Renascimento, ainda que haja a mesma estrutura, sua organização é mais
complexa, pois estes três elementos, diz ele, se resolvem em uma
figura única. O século XVII vai operar, segundo Foucault, uma redução
e “a disposição dos signos se tornará binária, pois será definida, com
PortRoyal, pela ligação de um significante e um significado”
(FOUCAULT, 1966, p. 57). Não esqueçamos que se encontra aí o marco de
constituição do pensamento racionalista que promoveu a epistemologia
cartesiana baseada na dualidade mente-corpo. Não obstante, contra o
pensamento dualista e determinista, ainda nesse século constituiu-se
outra vertente filosófica que não chega a vingar como projeto
hegemônico, mas que pode ser útil para pensarmos a constituição do
campo epidemiológico hoje. Trata-se da contribuição de Blaise Pascal
(1623-1662). Pascal foi contemporâneo de René Descartes, com quem
polemizava. Ambos pretendiam aliar a Verdade científica à Verdade
cristã. Porém, enquanto Descartes respondia aos anseios organizadores
do mundo moderno racional, Pascal apostava num mundo cuja natureza
comportasse vazio e acaso (CHAUÍ, 1999). De acordo com Chevalley, sua
escritura pontual, seu estilo dialogal e irônico, juntamente com
alguns elementos epistêmicos notáveis, promovem uma “epistemologia
anticartesiana” (CHEVALLEY, 1995, p. 8). A visão pascalina do mundo e
das ações humanas é não-totalizante: “Não tireis de vosso aprendizado
a conclusão de que sabeis tudo, mas sim a de que vos resta
infinitamente a saber” (PASCAL, 1999, p. 91). Vale a pena ressaltar
alguns pontos da filosofia de Pascal que podem contribuir para pensar
metodologicamente nosso tema neste ensaio: 1. a questão do correlato
do objeto no mundo ou na representação não é relevante; 2. a
racionalidade pode ser pensada como um saber não-universal e
não-necessário; 3. as verdades são circunscritas às regiões nas quais
a experiência foi produzida; 4. os objetos não se apresentam
naturalmente: são relacionais, construídos
https://www.scielosp.org/pdf/physis/2007.v17n1/95-137/pt
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