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quarta-feira, 10 de julho de 2024
Aristoteles sobre filosofa social e política bb
Aristoteles sobre filosofa social e política bb
https://www.academia.edu/121758153/Aristotle_The_Practical_Sciences_Politics_and_Ethics?email_work_card=view-paper
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Pouco lazer, com excesso de trabalho devido à pobreza ou a um ambiente workaholic,
significa que não há tempo para desenvolver-se plenamente, para se envolver em atividades políticas ou sociais
vida, ou para obter uma educação completa. As pessoas costumam citar certos setores da moderna empresa
cultura, a vida empresarial japonesa (até recentemente) e os ambientes de trabalho chineses como sofrimento
desta síndrome do trabalho. Por outro lado, nas sociedades ocidentais modernas, algumas pessoas
simplesmente têm muito lazer que não é usado produtivamente. Eles não têm a capacidade de encontrar
tarefas que valem a pena, e descobrir que a mídia de entretenimento preenche apenas parte da lacuna. Porque
as pessoas têm mentes inteligentes e com planejamento avançado, com aspirações e imaginações, elas
também podem sofrer de tédio, ansiedade e alienação (ver Kenny 1966). Este problema é
particularmente grave para os jovens, os desempregados, os que não podem sair de casa e os aposentados à força.
Na verdade, um dos grandes desafios para o futuro é encontrar empregos produtivos suficientes ou
tarefas para todos os adultos humanos. Isso leva a um grande paradoxo: as pessoas precisam ser educadas para
fazer uso eficaz do seu tempo de lazer e recreação. Aqui Aristóteles'a noção de
significa que parece aplicar-se: pouco ou muito lazer pode ser destrutivo. Além disso, há
é um papel muito construtivo para o lazer, proporcionando oportunidades para as pessoas completarem
suas vidas e se tornarem seres humanos mais completos. Isso tem enormes implicações para
a indústria da saúde, para a educação (tanto na escola como depois dela), para a tecnologia da informação
e a indústria do entretenimento. Isso também foi levado em uma direção diferente: os humanos
não só precisam de tempo para trabalhar e estudar, mas também tempo para a criatividade'jogar', ambos para
crianças e adultos (ver Huizinga 1998).
6. Conclusão: Um vasto legado
Nesta fase podemos comparar brevemente Aristóteles'visões semelhantes às de Platão.
Contrastes entre Aristóteles e Platão: -
ARISTÓTELESPLATÃO
Conhecimento por Observação + LógicaDiálogo e Formas
Eudaimoniae a médiaSaiba o bem, faça o bem
Sociedade pluralistaMetáfora orgânica (cabeça lidera)
A democracia moderada pode funcionarGoverno de elite por Guardiões ou Lei
Sistemas práticos e imperfeitosSistemas ideais e perfeitos.
Ironicamente, o mundo helénico das cidades gregas que ajudaram a formar o contexto para a maioria
de Aristóteles'os ideais políticos e sociais estavam prestes a ter o tapete puxado por
as mesmas pessoas com quem ele se associou na Macedônia, Filipe II e Alexandre, o
Ótimo. Hegel notou isso quando observou:'As sombras da noite estão caindo diante do
A coruja de Atena levanta voo'(em Brumbaugh 1981, p205). Mas tais coisas podem ser conhecidas
apenas em retrospectiva, e em 322 a.C., mesmo com a autonomia política da Gréciapólis
eclipsadas, as perspectivas para a cultura helenística pareciam amplas e brilhantes. A cultura grega, através
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seus patronos macedônios, estava prestes a ser exportado para todo o Oriente Médio e, em
o tempo seria uma das principais influências culturais no Império Romano e depois em
Cultura bizantina. No mundo islâmico, o pensamento de Aristóteles seria central para
grandes pensadores árabes como Avicena e Averróis. Aristóteles também foi um grande
influência sobre pensadores do final da Idade Média, como Tomás de Aquino, e um dos
fios que fundamentam o humanismo renovado do Renascimento. Aristóteles'O pensamento era
influenciar diretamente a tradição da análise política de Maquiavel a John Locke, e
ainda é importante hoje.
Aristóteles'O vocabulário político ainda é influente hoje, e suas ideias sobre o'significar',
a felicidade, a contemplação e o lazer têm sido áreas utilizadas como diversas do autodesenvolvimento
teoria (ver por exemplo Hall 2018), a necessidade de uma ética das virtudes hoje (MacIntyre 2007),
ética profissional e nas noções de justiça distributiva. Aristóteles'O trabalho continua sendo um
importante base para a filosofia mundial e estudos políticos.
7. Bibliografia e leituras complementares
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